O Encontro Anual da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos reunirá representantes dos setores portuário, marítimo, energético e de infraestrutura para debater soluções sustentáveis; programação inclui entrega do Selo Pró-Clima 2026 e visita técnica à Super Terminais.

A capital amazonense será sede, nos dias 26 e 27 de novembro de 2026, do 3º Encontro Anual da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP). O evento reunirá representantes do setor portuário, empresas de navegação, especialistas, agentes do setor energético e profissionais de infraestrutura para discutir estratégias de redução das emissões de gases de efeito estufa, modernização das operações e fortalecimento de uma logística de baixo carbono no Brasil.

Com inscrições gratuitas, o encontro pretende promover o intercâmbio de experiências e ampliar o debate sobre os desafios tecnológicos, regulatórios e econômicos envolvidos na descarbonização dos portos e da navegação.

A programação contempla temas como regulamentação marítima internacional, contabilização de emissões, eletrificação portuária, combustíveis alternativos, corredores verdes, financiamento climático e inovação operacional.

A realização em Manaus coloca em evidência a importância estratégica da infraestrutura portuária amazônica nas discussões sobre sustentabilidade e competitividade logística. Em uma região onde os rios desempenham papel fundamental na circulação de mercadorias.

Ao longo dos dois dias, o encontro terá painéis e apresentações voltados às principais tendências da transição energética no setor marítimo e portuário.

Entre os assuntos previstos estão o IMO Net-Zero Framework, relacionado às discussões internacionais sobre a redução das emissões da navegação; as mudanças no GHG Protocol e na ISO 14001; e a construção de referências técnicas para a contabilização das emissões de gases de efeito estufa.

Um dos destaques do encontro será a cerimônia de entrega do Selo Pró-Clima 2026, prevista para o primeiro dia de programação. A iniciativa integra as ações da ABDP voltadas ao reconhecimento de compromissos e avanços relacionados à descarbonização portuária.

No dia 27 de novembro, os participantes terão a oportunidade de realizar uma visita técnica à Super Terminais, em Manaus. A atividade terá como foco iniciativas e práticas relacionadas à descarbonização, à eficiência energética, à adaptação climática e à inovação operacional.

O evento é direcionado a profissionais, estudantes, e organizações interessadas nos rumos da sustentabilidade portuária e marítima.

As inscrições podem ser realizadas via plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/encontro-2026-da-alianca-brasileira-para-descarbonizacao-de-portos/3577107